quarta-feira, 7 de março de 2007

Isto é que é prática...?

Há uns anos um professor (ou docente, ou engenheiro, como queiram), disse numa aula que os politécnicos era muito bons na medida que eram mais virados para a parte prática ou experimental comparativamente com uma universidade. Sinceramente e para já acho que não concordo nada. Um gajo, a prática que mais faz é fazer contas. Muitas contas fazemos nós nas cadeiras ligadas à física, que são quase todas. De vez em quando fazemos uma cacada de umas coisas realmente práticas. Nas cadeiras ligadas à parte de electricidade (ou electrónica, também são de física, claro), de vez em quando fazemos o raio de umas montagens práticas também pouco complicadas. Ainda ontem, fui eu, imagine-se, eu, que nunca o tinha feito noutras cadeiras anteriores a andar a mecher nos fios e a fazer as ligações, e os meus colegas de grupo a perguntarem se estava a fazer bem..., claro que estava a olhar para o grupo ao lado onde andava o engenheiro. Quando o homem lá chegou para ver se podíamos ligar a corrente, disse que apenas um cabo estava mal, em curto-circuito, acho que tinha que ir à fase, falou em fase. Sabia lá eu disso, na porcaria dos exercícios de cálculo que tanto fazemos não ensina lá essas coisas.
Conclusão: se chamam prática a fazer contas... acho que numa empresa, para além desse conhecimento, preferiam que tivéssemos mais algumas bases realmente práticas.

5 comentários:

jg disse...

A corrente eléctrica é como as gajas. Tem fases. e também entram em curto circuito!!!
O que nos vale é o busca polos. Que anda sempre ao pé do bolso. Da frente.

bonifaceo disse...

Pois, que as gajas têm fases deve ser verdade. Elas às vezes devem pensar o mesmo de nós, mas pronto, elas parecem-me ser piores.

Seamoon disse...

acredita que sim!!!bem mais praticas.
bjs e bom fds

Unknown disse...

Podemos ter fases, mas o homens também têm, desculpem lá! :) além do que também são bastante complicados, e gostam de complicar, ao contrario do que se diz!!!
Falando da engenharia, politecnico e universidade vai tudo dar no mesmo! Dizem todos mal uns dos outros e fazem todos o mesmo!!

bonifaceo disse...

Seamoon, pois. Beijo.
Me, eu disse logo que vocês achavam o mesmo de nós. Isso de complicar... não sei não.
O prof. não disse mal das universidades, ele nem usou bem aquela expressão que ele disse, foi tipo, ele tava a diferenciar, e disse aquilo como sendo uma vantagem.