sexta-feira, 13 de abril de 2007

Grupos e saídas e amizades

Desde a minha juventude, tive dois grupos de pessoas com quem mais me dei/saí ao longo dos anos. Um normalmente só de rapazes que conheci quando frequentava o grupo de jovens da paróquia. Chamemos-lhe grupo 1. E o grupo 2, que são amigos do tempo do secundário, regra geral só estávamos juntos na escola e saíamos por vezes à tarde e em alguns jantares de aniversário. Actualmente varia um pouco nas pessoas que se encontram por causa das diferentes turmas a que pertenci, mas isso não interessa para o assunto.
Durante pelo menos três anos saí à noite praticamente só com o grupo 1, pessoal de diferentes idades, na altura todos mais velhos que eu e a maioria já com carta. Até que em finais de 2004 comecei a deixar de sair, fartei-me um bocado, em grande parte da maneira de ser do grupo, precisava de uma mudança, continuava e continuo a gostar das pessoas, mas impunha-se.
Durante mais de meio ano quase que não saí à noite, e já tinha a carta há dois anos. Até que no Verão, já em 2005 portanto, e atendendo que tinha acabado o 12º em 2002, reencontrei-me com um pessoal do secundário na praia. A partir daí começámos a sair sistematicamente, e outras pessoas que tinham sido da minha turma também as passei a ver mais vezes. Deste pessoal, até àquele dia da praia, duas colegas tinha-as visto raríssimas vezes e por sorte, uma delas em quatro anos cruzámo-nos uma vez. Houve alguns colegas com quem fui saindo algumas vezes. Um outro colega, pessoa com quem me dava super bem, em cinco anos também poucas vezes nos vimos. Houve apenas uma excepção, um amigo de longa data, chegámos a ser da mesma turma e até do mesmo curso, com ele nunca perdi o contacto. Isso agora mudou, vemo-nos e contactamo-nos todos com maior frequência, também não somos muitos e não é difícil havendo disponibilidade.
As pessoas do grupo 1 já por mais que uma vez me perguntaram com algum sarcasmo algo do género, "então, tens saído com os teus novos amigos?". Chateia-me um bocado esta pergunta, porque não são na verdade novos amigos e é o que lhes digo.
Pensando bem nisto, cheguei à conclusão que não tenho pena de quase ter deixado de sair com o grupo 1, até porque mantemos bastante contacto, mas sim de quase não ter saído com o grupo 2 durante aqueles anos.
Arrependo-me realmente disto, do pouco contacto que tivemos durante tantos anos, embora eu seja tão culpado quanto eles. Posso dizer que me dou melhor actualmente com algumas pessoas do grupo 2 do que quando fomos da mesma turma. A idade é outra, compreende-se. Agora sempre que posso tento estar com eles, e não só à noite, até férias juntos se combina. Hoje fico a pensar que durantes aqueles anos perdi qualquer coisa.

11 comentários:

jg disse...

Ó Boni, tens tido um azar do caraças com os grupos que arranjas, pá.
Isto foi uma introdução para falar do SLB.
Desculpa lá, mas os gaijos ontem foram umas amélias. De todo o tamanho. Diz lá se mesmo com a tua falta de jeito para a bola não tinhas marcado um ou dois golos!
Até meteram fastio. Dasssss
Vocês mimam os gaijos como a merda, pá. Ele é "catedrais" ele é "Glorioso" ele é o caralho de mil nomes como se fossem uns deuses e, na volta, não valem um peido.
Arranja aí duas fotos tipo "passe" e uma fotocópia do B.I. que eu arranjo-te um cartão de sócio dos CAMPEÕES. Vais ver que a vida até te corre melhor. Ninguém te fode o juízo e ficas com uma pinta de campeão que as gaijas até se babam só de te pôr as vistinhas em cima.
Acredita em mim que nunca na puta da vida fui do Benfas (o meu teclado dá rateres se tentar escrever o nome desse clube por extenso) Sim, que esta merda é um Mac. Não alinha em fatelices. Conhece à légua o que é bom!!

Enfim... disse...

é ás vezes acaba-se por dar maior importancia aqueles que carecem de importancia, não te arependes de certo que como tu dizes não perdes-te nada nem tempo...a vida são dois dias tenta manter o grupo 1 e o grupo 2 nunca se sabe quando possamos precisar deles

Quanto ao meu blog não te zangues eu digo aquilo tudo na brincadeira não quero que ninguem me leve a mal ou se zangue é mera brincadeira adoo futebol e portanto gosto de falar e de picar não quero que me guardem rancor ta bem???peço-te que n deixes de por la passar por causa disso ve as coisas como uma brincadeira ok???

Bjokas grande para ti e tem um bom fim semana

mymind disse...

"a cada uma escolha uma renuncia"...a vida é msm assim!
=) gostei d passar por cá
bm f-d-s.

bonifaceo disse...

Ó jg... cum carago. Sabes bem, alguém tem de ser do glorioso, se me arranjasses cartão de sócio para o Beira-Mar até era bem, agora para os azuis não pá, isso era um falsete da minha parte, e da tua também, não te livras, então introduzires assim um gajo que ama o SLB até mais não noutro clube?
Tivémos azar, e como sabes que não tenho jeito para a bola pá? Para a discutir não costumo ter muita paciência não, mas olha que mandava lá uns tiros se podesse, e sou ambidestro e tal, ainda ensinava qualquer coisa ao Derlei (é um cabrão, tem que ser dito) e pronto, talvez também ao Nuno Gomes, eheheh. Os Mac não dão para jogar.

Enfim, claro que vou tentar manter os dois grupos. Até te conto que de vez em quando estou com o grupo 2, encontro o grupo 1 e estou tipo 15 minutos a falar com eles na boa, se me quisesse mesmo afastar não fazia isso, embora admita que é com o grupo 2 que me sinto melhor e por isso tento passar a maior parte do tempo com eles.
Quanto ao futebol não te preocupes, acho que ainda pus um ou outro sorriso para não te assustares, mas também, sabes que um gajo tenta responder de qualquer maneira, clubismo e ainda por cima ontem não foi um bom dia nesse aspecto.
Bom fim-de-semana, beijo.

Mymind, pois, assim parece.
Passa sempre, a escrita não é da melhor mas pronto.
Bom fim-de-semana.

Pekena disse...

Olha eu apoio a opinião da "Enfim", o ideal é que mantanhas os 2 porque nunca se sabe o futuro.
Mas pensa que não perdeste nada. Certamente aprendeste e viveste coisas que com o o grupo 2 não terias aprendido e vice-versa claro. Mas a vida é mesmo assim, feita de escolhas, e pensa que agora podes complementar os 2 e libertares-te/divertires-te com aquele com quem te deres melhor.

O bom nisto tudo é que nunca estarás só, porque haverá sempre alguém pra te acompanhar como amigo :)

Eu também não tenho um grupo definido, aliás nem 2, os meus amigos são todos muito dispersos e por vezes isso não facilita muito, porque para estar com 2 ou 3, não dá para estar c outros, ou porque vivem longe, ou porque não se conhecem ou até mesmo porque não se dão bem.

Bom fim-de-semana!
Bjs da Pekena**

Pekena disse...

Aahahah, olha só como escrevi no comentário anterior: "mantanhas" :P

Que horror!!

bonifaceo disse...

Sim pekena, concordo em manter contacto com os dois grupos, já o tinha dito em resposta à enfim. Mas como tenho dito, gosto das pessoas do 1 e não vou cortar relações, nunca pensei em tal, mas actualmente quase não estou com eles - falamos no messenger e ainda há duas semanas liguei a alguns para nos encontrarmos na noite - e para já vai continuar assim enquanto estiver nesta onda, é com o 2 que me sinto melhor e com quem tenho neste momento mais prazer em estar logo é inevitável não tentar estar sempre com eles, não sou de me auto-contrariar.
Isso das vivências é verdade, e não me arrependo, arrependo-me só do que já disse, às vezes não custava nada ter tentado alguns reencontros mais cedo, não sei o que o motivou, se por falta de contacto um gajo se esquece, se timidez por essa falta de contacto, se o raio... não devia ter acontecido, disto tenho a certeza.
Ah, o grupo 2 não é definido, disse-o no post, também varia, mas sempre com pessoas que andaram comigo na escola e estávamos sempre juntos. E claro que também saía com mais gente conhecida e relacionada com o grupo 1, do tempo do grupo de jovens e os últimos anos de catequese.
E olha, ainda bem que escreveste "montanhas", qual horror qual quê, eu gosto que se escreva assim muito, de debater ideias, só escrevendo muito é possível. Eu como muitas vezes escrevo muito, também no fim me costumo desculpar aos donos dos blogs quando todos os outros comentários são curtos... mas aqui nem foste a única ;).
Beijo, continuação de bom fim-de-semana.

jg disse...

Ó Boni,
Apanho-te com um pinta do caraças. No blog da ISA sais em defesa dos pretos, ai Jesus, coitadinhos dos meninos que ninguém os protege.
Aqui, numa equipe de estrelas que é o FCP, tens que te pegar com o Derlei e chamar-lhe "cabrão" só porque é preto.
Depois queres que te leve a sério...

Olha que "carago" só se diz no Norte, não é na mouraria.
Os Mac não dão para jogar?!! Andas a fazer compras na loja dos cogumelos em Aveiro ou quê?!!

bonifaceo disse...

O Derlei joga mal, é por isso que implico com ele, mas a culpa é de quem o põe a jogar. Não iria implicar com ninguém só porque é preto... e nem estava a defender pretos, estava era contra o acto do PNR.
Eu não sou mouro, por isso posso dizer carago.
Ouvi dizer que os mac não davam para jogar, mas não sei. Dá? Que jogos jogas?
Não me meto nessas coisas, já quase nem no álcool quanto mais...

jg disse...

Ó Boni,
Atreve-te a investir 1/2 horita em www.apple.com
Depois, diz alguma coisa.

bonifaceo disse...

Investi alguns minutos e não sei que querias que visse... para já estou servido, quando este pifar de vez ou não aguentar a carga talvez compre outro, para já espero que aguente uns dois anos que o dinheiro está caro.
Mas o mac dá para jogar? Se for por causa de conflitos de sistema operativo já vi que há uns modelos que dão para instalar o windows xp.