domingo, 8 de novembro de 2009

Pearl Jam - Backspacer

Quando ouvi o álbum pela primeira vez a impressão não foi a melhor. Parecia no geral "mole". Quando ia para ouvir a segunda vez, lembrei-me que o que quer que fosse ou achasse, não seria comercial, os rapazes não estavam a seguir nenhuma tendência ou pressão, porque eles sempre fizeram a música que quiseram e passaram a ter etiqueta independente. Agora que já ouvi o álbum umas quantas vezes, gosto bastante, acho que só há duas faixas realmente "moles" (e estas, como em estúdio, têm direito a quarteto de cordas - violinos, viola de arco e celo - nos concertos) e sinto até um orgulho que nunca antes tinha sentido, embora para isso contribua toda a história musical deles e não só, a maneira de serem, simples, sem qualquer sinal de ostentação ou maneirismo e socialmente activos, pondo os bons valores em prática.
Voltando ao álbum, pode não ser considerado um grande álbum rock, como acho que se pode considerar o anterior, mas é um excelente e interessante trabalho. As duas primeiras são as mais agressivas e estão ao nível de outras no passado.
Ponho ainda em evidência a garra na voz do Ed e o Matt no seu melhor. A parte gráfica, original como sempre. E ao vivo, pelas fotos no site, a energia habitual.



Gonna see my friend (não encontrei melhor qualidade)

6 comentários:

jg disse...

Depois queixas-te que ninguém comemta esta treta...
Já vi melhor em palco, na FACTACIC de Cantanhede, pá.
E ao mais é uma feira para lavradores!

PS: Estes grupos de agora devem ter um qq problema de memória. A avaliar pela miséria da letra. As letras parecem pescadinhas de rabo na boca.

jg disse...

Se não é FACTACIC, é uma coisa parecida.
Sei que tem tractores agrícolas, sofás, cães perdigueiros e grupos de rock.
E farturas.
E adubo.

bonifaceo disse...

ExpoFACIC. Como nunca viste nenhum concerto desta banda, não podes comparar.
Não me queixo nada e como comentaste há pouco no teu blog "quem não gosta, deixa na borda do prato". Não vou falar do que tu falas no teu blog, que era o que faltava.
E com esses grupos de agora, queres dizer, grupos em actividade, que tanto podem ser recentes como antigos ou grupos de agora, são bandas com poucos anos de existência?!
:D

jg disse...

Só para satisfazer a minha curiosidade, diz-me lá: tens alguma formação musical?! sabes ler uma pauta?! Sabes o que é um barítono?!
É que a não perceberes um cú da arte da música, arriscas-te a fazer o papel daquela malta- que todos conhecemos - que não sabe o que são os taninos do vinho, mas cagam opiniões sobre vinhos como se fossem escanções!!!
Já reparaste que toda a gente é entendida em música, em cinema, em futebol, em política, religião e demais saberes e, por estranho que pareça, não deixamos de ser a vergonha da Europa em todas as áreas que citei?!
É do c#%$$#"lho não é?!?!

bonifaceo disse...

Não sei qual é a tua, sempre a dizer mal. E o blog é meu e eu escrevo sobre o que quero, se ouvi e gostei, porque raio não o haveria de dizer?! Porque tu és a voz da razão?!
Não sei onde aparece que somos vergonha em toda a Europa, espero que não seja nenhum síndrome de inferioridade...
E estás-me a criticar, como se tu tivesses formação em tudo o que comentas, se não tens, estás inserido nesses que criticas, se não, mãos à obra, toda a gente critica, mas obras, está quieto.
Não, não é do c..

jg disse...

Salvou-te o último parágrafo!!!!