sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Há umas semanas (cinco) levei uma grande canelada no início de um jogo de futebol e vi, depois de me levantar e esfregar a dita canela, quase atónito, um papo crescer, sem exagero, um centímetro, mas lá continuei a jogar por mais quase duas horas sem grande queixume, só sentia ali qualquer coisa durante a corrida e pensei que se levava outra é que ia ser.
Isto tudo para dizer, que eu a mandar e os jogadeiros profissionais, que levam um toquezinho de nada e muitas vezes até é nas caneleiras e ficam-se a contorcer e de repente até se levantam, eu a mandar levavam amarelo que se lixavam. Cambada de cromos!
P.S.: não sei se foi do frio ou da "carne" ou de que raio foi, mas só passadas três semanas apareceu uma pisadura.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O youtube é por vezes uma perdição para mim. Desde de me pôr à procura da melhor versão de uma determinado música, até a procurar, como penso, se é o guitarrista ritmo que faz determinado solo e não o principal ou quem começa o rift... enfim. Fora outras pequenas pérolas que se encontram em relação a essa mesma banda. Quando reparo, passaram-se horas até me fartar e ir dormir.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Só porque estou de mau humor...

Na altura que o acordo ortográfico estava para ser promulgado, devido a muitas palavras derivarem para o português-brasileiro, alguém disse que tinha alguma lógica, porque os brasileiros eram em maior número. Claro que não tem lógica nenhuma! Qualquer dia pronunciamos mal as palavras (como eles, sem querer ofender) arrastando os "r" e lendo "u" em vez de "l", quando uma palavra termina nesta letra? Era o que faltava...
Quando oiço falar no dito acordo sinto nojo. Quando leio no jornal uma palavra que foi alterada pelo acordo, sinto nojo. E sinto nojo de quem deixou isto acontecer. (Em parte talvez nós que talvez não nos tenhamos manifestado mais.)
Eu sei que ao longo dos anos a língua teve alterações, para parece-me que neste caso é demasiado forçado e há demasiadas alterações e algumas claramente injustificadas.

domingo, 10 de janeiro de 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As senhoras de Paços de Brandão que foram no sábado ver um certo jogo de basquetebol são umas grandes mal-educadas!!
Acho que ainda me ameaçaram, o que motivou ainda mais risos e olhares pelo canto do olho, não tenho medo de mães assanhadas.
Ao todo, esse grupo devia ser constituído por uns seis pais, mas havia uma mãe que não se calava. E a equipa do filhinho esteve sempre a ganhar, olha se não estivesse. Como só via as faltas dos adversários, a equipa dela era de meninos ou rapazes e a dos outros era de gajos. Onde já se viu isto?
Ouvi comentários e parvoíces de todo o tipo, que raio de sítio haviam os meus colegas ter escolhido. Mexe-me um bocado com o sistema nervoso esta gente. Dizem que é assim em todo o lado. Acredito, mas os "gafanhões" que lá estavam, ainda por cima em casa e em maioria, eram muito pacíficos.
Ao ver O diabo veste Prada, interroguei-me: há muita gente a pensar que quem não veste preto é enfadonho, segundo a legenda, "triste"?! O preto é que é! É a cor de luto, ora essa! Mas é elegante. É. E a patroa mal-educada e com uns quilos a mais a chamar gorda à empregada boa-e-não-esquelética-como-as-outras...
Filme ridículo. Mas entreteve.

[Não é nenhum desabafo.]

Cá não se reivindica nada. Já se perdeu a paciência.
Depois de ler há uns meses A sombra do vento, que gostei, li de seguida Terra sonâmbula do Mia Couto e gostei muito. O estilo e aquelas palavras inventadas e expressões e... pode não ser fabuloso, mas é cativante e bonito. Isto independentemente de ter sido considerado um dos doze melhores romances africanos do séc.xx. Mas se o foi, deve ter sido com justiça.
Agora ando a ler o clássico de Lev tolstoi, Anna Karenina.