quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Fernando Pessoa

Efeméride:
Celebra-se hoje 70 anos da morte do grande poeta Fernando Pessoa.
Apesar de (ainda) não ser um leitor assíduo, nem li ainda a Mensagem... um dia espero me dedicar um pouco mais ao autor, tenho essa vontade.
Como não podia deixar de ser, deixo aqui um poema, são tantos e tão bons que nem sei qual escolher, reli mesmo alguns dados a Português no secundário...





Minha mulher, a solidão,
Consegue que eu não seja triste.
Ah, que bom é o coração
Ter este bem que não existe!

Recolho a não ouvir ninguém,
Não sofro o insulto de um carinho
E falo alto sem que haja alguém:
Nascem-me os versos do caminho.

Senhor, se há bem que o céu conceda
Submisso à opressão do Fado,
Dá-me eu ser só - veste de seda -,
E fala só - leque animado.

Fernando Pessoa, 27-8-1930

Existem muitos sites, andei neste http://www.insite.com.br/art/pessoa/index.html.

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Não tenho paciência...

Não tenho paciência para condutores e peões nabos que não aplicam as leis do código.
Não há dia em que tenha de levar a minha mãe a Aveiro, que no percurso de 5 a 10 minutos não comece a mandar vir. Hoje não foi excepção. Primeiro um Honda CRX com dois tubos de escape metalizados, faróis traseiros tipo Lexus e um enorme aleron e não é que o gajo ia a morrer numa estrada com duas faixas, na faixa da esquerda? Motivo: o carro era rebaixado e a estrada, uma das que passa por cima da IP5, em Esgueira, tem um enorme solavanco e o pancão estava com medo de bater e até fez aquilo de lado, a passar primeiro uma roda, não sei se estão a ver a coisa. Mal se arrumou, à Scenic dum raio, terceira a fundo e o grande filho da p... também começa a acelerar e eu sempre em terceiro se não..., é que a Scenic é apenas 1.4 16v, pouca coisa para o peso do veículo, mas pronto, o gajo lá desistiu, penso eu (acho que tenho a certeza), e disse-lhe "mete mas é isso no lixo", claro que ele não ouviu... lol. Mas durante a cena eu sempre a reclamar e a minha mãe "olha lá...", por causa da manobra, e logo depois da ultrapassagem tem uma curva com um sinal de 40, "olha que aqui é só a 40" e o bonifaceo ia a 100, mas também ninguém vai ali a 40, é seguro fazer a mais, não se compreende.
Logo a seguir, nessa mesma estrada, um homem de bicicleta a contornar a rotundo no meio da estrada, como tinha duas faixas ao ultrapassá-lo e como a mãe levava o vidro aberto, "já te arrumavas".
A ir para casa outra coisa que me enerva e fico furibundo, um carro para virar que não estava no eixo da via, mas antes a ocupar a faixa toda... foi logo uma data de nomes.
Outra coisa que não gosto é gente a passar fora da passadeira em plena cidade um pouco devagar que até temos que abrandar, onde o que não faltam são passadeiras, as pessoas é que não podem andar mais uns metros. Uma outra vez passei-me com uma parva que tinha vermelho nos peões e estava a atravessar. E nesse mesmo dia outra vaca ou um cabrão que se meteu na rotunda do Rossio, foi logo uma apitadela, com um polícia em frente, mas não era de noite por isso estava no meu direito e mais nada.
Resumindo, pareço um bocado nervoso ao volante, e a única coisa contra mim é abusar por vezes um pouco na velocidade, mas sei em que estradas posso abusar e onde não posso.
Encontrei um site de agressividade na estrada e fiz o teste, não sou um condutor agressivo.